segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O AUTISMO





AUTISMO


Hoje a cada dia dentro de escolas, na familias é notavel a quantidade de situações que as pessoas não sabem lidar nem conviver, muitos pais por ignorancia não no sentido mal da palavra mas que soa como " falta de informação", mancha ou denigrem seu filho sem saber o que se passa com eles. Muitas vezes porque ele tem um comportamento diferenciado do que chamariamos de "normal", isso sem saber o que se passa com seu filho e o porque de seu filho ter determinados comportamentos.

Venho através desse pequeno texto reletir um pouco sobre o autismo que muitas vezes estar presente em vários lares deixando país, mães e familiares sem saber o que fezer ou a quem procurar.

O Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, alterando a capacidade de comunicaçao do individuo, de sua interação social e da sua resposta a determinadas situações, ao ambiente em que estar presente. claro que não podemos esuqecer que essas características iniciais variam de pessoa para pessoa, pois cada ser é um ser.Essas alterações descritas são notadas muitas vezes antes dos três anos de idade, sabemos que não tem cura mas que é necessário um acompanhamento com vários profissionais que possam atuar nas áreas da comunicação, interação social e desenvolvimento do individuo e principalmente a família que será essencial nesse processo.

Antes de qualquer diagnóstico é necessário uma observação criteriosa na busca de ir analisado cada caracteristica apresentada e eliminando outras. Algumas características do autismo são: dificuldade no relacionamento, a não sensibilidade a dor, o não conseguir fixar por muito tempo em objetos, riso inapropriado, repetição contínua além de apresentar também uma certa insistência quando se é tentado mudar essa rotina, ecolalia que significa repetição de várias frases enquanto poderia estar usando da linguagem normal. As vezes parece como se não ouvisse ou escutar-se o que a outra pessoa estar falando, passar por momentos de raiva ou extrema aflição as vezes sem nehuma razão que venha a justificar esse momento, além de dificuldades na coordenação motora.

É importante saber que essas características variam de pessoa para pessoa e só uma equipe multidisciplinar formada por psicologo, psicopedagogo, pedagogo, médicos é que poderá descrever um diagnóstico. Uma cura não existe mas se for identificado cedo será extremamente importante para a vida do autista pois o mesmo será acompanhado corretamente.

Cabe a cada um de nós sejam país, professores, médicos e familiares a missão estarmos sempre atentos a qualquer característica dessa, para que seja procurado um profissional o mais cedo possivel proporcionando assim um acompanhamento de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário